Você sabia que as cores influenciam clientes?

As cores despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas. É por isso que precisamos ter um cuidado especial e ter um bom conhecimento sobre o assunto antes de associar seu produto ou serviço à determinadas cores, pois elas podem expressar uma ideia completamente contrária ao que se é desejado. Sabe porque a maioria das redes de alimentação e fast-food usam os tons em vermelho e amarelo? Vamos explicar abaixo:

VERMELHO

O vermelho é uma cor estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Está associado a emoções explosivas como a paixão e a raiva, e por ser uma cor quente e dinâmica, ela também é aplicada em placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite.

Definição: Energia, Amor, Perigo, Excitação e Estimulo.

Logos-vermelho

AZUL

O azul significa tranquilidade, serenidade, harmonia, estimula a produtividade e transmite o sucesso. É a cor ideal para ambientes formais e escritórios devido o seu efeito produtivo e intelectual. É também muito usada por empresas de tecnologia e farmácias por remeter diferentes efeitos na area de saúde como o de calmante, por exemplo.

Definição: Produtividade, Harmonia, Paz, Saúde, Confiança, Sucesso e Tranquilidade.

Logos-azul

AMARELO

O amarelo é uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Simboliza o otimismo, alegria, luz, calor e prosperidade. Essa cor possui um tom que estimula as atividades mentais e o raciocínio. No ambiente corporativo, sua utilização é muito positiva por passar uma mensagem de transparência nas negociações e serve para focar a atenção em algumas palavras-chave, avisos e sinalizações.

Definição: Criatividade, Alegria, Otimismo, Calor, Luz e Nobreza.

Logos-amarelo

VERDE

O verde esta relacionado à natureza, transmite saúde, liberdade, equilíbrio e harmonia. Muito usada em lojas e estabelecimentos, principalmente na area de saúde por ser uma cor calma e de equilíbrio. Está muito ligado à questões ambientais e produtos sustentáveis. Seu poder de transmitir frescor é a razão pela qual é aplicada em marcas e produtos de higiene

Definição: Harmonia, Natureza, Saúde, Liberdade, Equilíbrio e Higiene.

Logos-verde

LARANJA

O laranja é uma cor vibrante e cheia de energia. Ela pode ser usada para atrair consumidores e estimular a criatividade.  É por esse motivo que a sua aplicação desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas. Em marcas, por exemplo, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante.

Definição: Energia, Criatividade, Alegria, Confiança, Entusiasmo, Calor, Sucesso e Dinamismo.

Logos-laranja

ROXO

A cor roxa está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. Ela transmite a sensação de tristeza e introspecção. É frequentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes, é amplamente usado para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.

Definição: Beleza, Mistério, Criatividade, Magia, Imaginação, Espiritualidade e Respeito.

Logos-roxo

PRETO

A mais poderosa e neutra das cores, o preto está associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. É tido como masculino, sóbrio, impessoal. Mas sua neutralidade permite que a combinação com outras cores reflitam em diferentes simbologias. Costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita.

Definição: Formalidade, Solidão, Elegância, Medo, Respeito e Luxo.

Logos-preto

CINZA

O cinza está associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável. Costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos. Na maior parte das aplicações, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia.

Definição: Corporativo, Tecnologia, Solidez, Modernismo, Formalidade, Flexível e Agradável.

Logos-cinza